sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O que é o sinal sonoro...

  • O sinal sonoro resulta da vibração de um meio mecânico ou de uma perturbação mecânica que se propaga através de ondas que são um caso particular de ondas longitudinais.

    A vibração de um diapasão próximo da extremidade aberta um tubo com ar provoca uma série periódica de sucessivas compressões e rarefacções do meio.

    Isto implica que as moléculas constituintes do ar vibram coma frequência, ou seja, a perturbação sonora origina a vibração das moléculas das substâncias que constituem o ar, devido a sua elasticidade.

    O meio experimenta variações periódicas de pressão ou variações da massa volúmica da substância que o constitui, devido a propagação do sinal sonoro.
    Logo:
  • A variação de pressão é máxima quando o deslocamento da molécula a vibrar é nulo.(fig.2)
  • Fig.2- Os quatro primeiros harmônicos

  • A variação de pressão é nula quando o deslocamento devido ao vaivém da molécula a vibrar tem o valor máximo.

Nos meios gasosos é costume caracterizar-se a propagação dos sinais sonoros pelas variações de pressão.

A amplitude de pressão é a variação máxima de pressão nas moléculas do gás a partir do seu valor na posição de equilíbrio.

A pressão sonora é a diferença entre a pressão do ar no instante considerado e a pressão de referência no qual não existe onda sonora. A sua intensidade depende da energia com que a fonte sonora inicia as vibrações.




A propagação dos sinais sonoros, através de ondas longitudinais, manifesta-se em meios sólidos, líquidos e gasosos. Estes meios materiais elásticos são capazes de suportar a propagação, uma vez que podem experimentar compressões e rarefacções sucessivas.



A velocidade de propagação das ondas sonoras é independente da fonte sonora. Depende da natureza do meio material elástico que vibra.

  • Nos fluidos quando ocorre o aumento da temperatura diminui o valor da sua massa volúmica. Este facto dificulta a propagação das ondas sonoras, cuja velocidade diminui, porque as partículas constituintes dos fluidos se afastam umas das outras.
    A velocidade de propagação das ondas depende das condições atmosféricas, tais como a humidade e a temperatura da mistura gasosa chamada ar.

Fig3- Aumento da temperatura

Sem comentários: