sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Som como onda mecânica...

As ondas mecânicas transferem energia mecânica e, por isso, precisam de meios materiais elásticos nos quais se propagam com determinadas velocidades.

A transferência de energia mecânica faz-se continuamente, entre as sucessivas partículas do meio material elástico.

O som é um dos exemplos de ondas mecânicas.

Quando um sinal sonoro é emitido por uma fonte sonora, há transferência de energia mecânica para as partículas que constituem o meio material elástico. Oscilam em torno das suas posições de equilíbrio.

O Som ou qualquer onda mecânica é um fenómeno de transferências de energia entre partículas constituintes de um meio material elástico sem que exista transporte destas.

A propagação ondulatória é como se fosse um oscilador harmónico.
É possível identificar diferentes pontos do espaço com o mesmo estado de vibração, partindo da sobreposição ou interferência de ondas que as vibrações dos osciladores originam.
Se duas ou mais ondas se encontrarem, ao mesmo tempo, no mesmo local do meio elástico, o deslocamento resultante é igual a soma dos deslocamentos individuais. Este efeito ocorre quando as ondas são coerentes.

    Fig.4- Ondas coerentes

  • As ondas são coerentes quando tem a mesma frequência ou o mesmo comprimento de onda e as respectivas fases tem uma relação constante.
    Quando duas ou mais ondas ondas coerentes interferem, podem formar uma onda resultante que apresenta:
    · Nodos, que são diferentes pontos do espaço com partículas que não vibram;
    · Antinodos, que são pontos em que as partículas vibram com amplitudes máximas;
    · Pontos localizados entre os Nodos e os Antinodos que variam de zero até ao máximo, quer para um lado, quer para o outro da posição de equilíbrio.

Sem comentários: